Notícias Nacionais

“Esta é talvez a reunião mais importante que teremos neste quinquénio”, alertou o Pr. José Lagoa, Presidente da UPASD, na meditação de abertura da reunião do MIDRAS. Este encontro junta os diretores dos Ministérios, Instituições, Departamentos e Serviços, além dos três elementos executivos que compõe a Administração da UPASD. No total são perto de 3 dezenas de membros que juntos, irão trabalhar na redação do plano estratégico para o quinquénio 2022-2027.

 

Esta reunião de planeamento ocorre em dois momentos do ano, em junho e em setembro. Os trabalhos resumem-se a levar os membros desta equipa de trabalho a procurarem a resposta para três perguntas essenciais sobre a Igreja:

 

- Onde estamos?

- Para onde vamos?

- Como lá chegar?

 

Após a conclusão do plano estratégico, é definido o plano anual de ação.

 

Estes exercícios de reflexão são mediados por momentos intensos de oração. Neemias, também ele conhecido por ter sido um homem de oração (Neemias 2:4), foi o personagem bíblico que serviu de inspiração no primeiro, de dois dias de trabalhos.

 

Neemias, um homem de planeamento, ao elaborar os planos de reconstrução dos muros de Jerusalém, não se precipitou, fez um levantamento cauteloso da situação, aguardou o momento certo para agir e motivou os outros à ação. 

 

Recordemos as palavras de Ellen White ao afirmar que “é um pecado ser descuidado, sem ideal e indiferente em qualquer trabalho em que nos empenhamos, mas especialmente na obra de Deus. Cada empreendimento relacionados com a Sua causa deve ser realizado com ordem previsão e fervorosa oração.” EGW in Evangelismo, p94.

 

Dep. Comunicação UPASD