Notícias Nacionais

John Nay, Presidente da IRLA (International Religious Liberty Association), na sessão de abertura da 22nd Meeting of Experts não escondeu a satisfação de passados 4 anos e com uma pandemia pelo meio, voltar a rever presencialmente a sua equipa de especialistas, desta vez em Lisboa.

Durante quatro dias, os especialistas presentes em Lisboa, fizeram 18 apresentações com temas que foram desde “Agostinho e a justificação para a perseguição religiosa”, pelo Pr. John Graz, até ao traçar do “Panorama da Liberdade Religiosa em Portugal e na Europa”, pelo Dr. Vera Jardim. Pelo meio discutiram-se questões como a igualdade e a desigualdade de género, as limitações da liberdade de expressão no espaço público, os Direitos Humanos relacionados com o género no Cristianismo e no Islamismo e a abordagem dos sistemas judicias às questões das Mulheres e da Religião.

A IRLA, é uma associação fundada em 1893 que conta com o apoio do Departamento de Liberdade Religiosa e Assuntos Públicos da Conferência Geral, que procura disseminar os princípios da Liberdade Religiosa em todo o mundo. Os Meeting of Experts, realizam-se um pouco por todo o mundo, sendo esta a primeira vez que foi realizado no nosso país. 

No próximo ano, de 6 a 9 de fevereiro, Portugal irá receber novamente um outro evento internacional ligado à Liberdade Religiosa, é a Conferência da AIDLR Europa na cidade de Lisboa. A Associação Internacional para a Defesa da Liberdade Religiosa (AIDLR) tem objetivos semelhantes aos da IRLA, mas tem como foco o trabalho no velho continente. O principal orador na Conferência da AIDLR Europa será o Prof. Doutor Jónatas Machado, Diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

 

Dep. Comunicação UPASD