Notícias Internacionais

Grandes incêndios florestais assolaram Front Range, perto de Denver, Colorado, Estados Unidos, no dia 30 de dezembro de 2021, causando uma devastação sem precedentes em partes de Superior e Louisville. De acordo com o escritório do xerife do condado de Boulder, 991 estruturas foram destruídas.

O Hospital Adventista Avista foi evacuado quando os incêndios se aproximavam. “Todos os pacientes foram transferidos em segurança para duas das nossas instalações irmãs, e alguns receberam alta do hospital”, relatou o hospital na sua conta do Facebook.

De acordo com um repórter do canal de TV local KUSA 9News, que estava a fornecer atualizações a partir do estacionamento do hospital na noite de 30 de dezembro, o incêndio atingiu a borda do estacionamento; no entanto, os bombeiros posicionaram-se e evitaram que o complexo do hospital pegasse fogo.

Vários membros da igreja da Rocky Mountain Conference (RMC [Associação das Montanhas Rochosas, em português]), uma sede administrativa da Igreja Adventista, e suas famílias vivem nas áreas afetadas pelos incêndios florestais e foram forçados a deixar suas casas, alguns com pouca antecedência.

O pastor associado do templo adventista de Boulder, Jay Murdoch, relatou a Mickey Mallory, secretário ministerial da RMC, que “todos na Igreja de Boulder foram contactados e estão seguros”.

O templo adventista de Twin Peaks também estava na zona de evacuação. Tim Jones, o pastor da igreja, informou Mallory que a congregação estava ao norte do incêndio e atualmente estava segura.

Mallory, comentando em nome da RMC, disse: “O nosso coração dói por aqueles afetados pelos incêndios florestais, e quero pedir a todos que mantenham este acontecimento nas suas orações.”

Consequências

A 31 de dezembro, o nascer do sol trouxe à luz toda a extensão dos danos em Superior e Louisville depois dos bombeiros terem lutado para conter o incêndio no Condado de Boulder. O temor de algumas famílias de que as suas casas tivessem desaparecido também foi confirmado, enquanto outras tentavam obter informações de todas as formas possíveis sobre as suas propriedades.

Uma família do templo adventista de Boulder perdeu a sua casa no incêndio. Outras descobriram que as suas residências, contra todas as probabilidades, tinham sobrevivido.

“A sobrevivência era literalmente uma questão de minutos e centímetros. Os ventos eram tão fortes e a fumaça tão densa que uma curva errada poderia ser mortal”, disse Mark Johnson, membro da igreja de Boulder.

Numa conferência de imprensa matinal a 31 de dezembro, o governador do Colorado, Jared Polis, disse que o Hospital Adventista Avista ficaria fora de serviço por dias ou semanas.

Ações imediatas para a recuperação

O diretor-geral do Avista, Isaac Sendros, disse ao programa de televisão Good Morning America, da ABC: “Nunca experimentei nada assim. Todos os bairros ao nosso redor estavam em chamas”.

No final da tarde de 31 de dezembro, Sendros enviou um e-mail para os funcionários do hospital e parceiros explicando a situação.

“Há cinzas e fuligem em muitas partes do prédio. A nossa reabertura exigirá avaliação contínua e ampla colaboração com as autoridades públicas e concessionárias nos próximos dias e semanas para garantir a vossa segurança e a dos nossos pacientes”. Ele passou a explicar que o fogo ficou a menos de um metro e meio dos grandes tanques de oxigênio que o hospital usa.

Os abrigos de emergência permanecem abertos para famílias que precisam de um lugar para ficar.

Os pastores e líderes do ministério da comunidade reuniram-se na Flatirons Community Church em Lafayette a 31 de dezembro para encorajar, orar e discutir o queas  suas igrejas podem fazer para ajudar a comunidade a recuperar.

A Newday Seventh-day Adventist Church em Parker incentivou os membros, através de um e-mail no final de 31 de dezembro, a levar água, artigos de higiene e ração para animais de estimação até aos pontos de doação da comunidade para ajudar os indivíduos que estão a iniciar o processo de recuperação.

Notícias originais: https://www.rmcsda.org/

UPASD | Departamento Comunicações