Notícias Nacionais

A Igreja Adventista do Sétimo Dia participa a todos os seus membros, simpatizantes e público em geral o falecimento do seu decano pastoral, antigo presidente e líder em diversos ministérios, Pastor Ernesto Ferreira, com a idade de 99 anos.

Apesar da tristeza por esta perda irreparável para a memória do movimento adventista e do sentimento de saudade que o amável Pastor Ferreira deixa em toda a Igreja em Portugal, queremos neste momento, como ele nos ensinou, dar toda a glória a Deus pelo extraordinário trabalho de dedicação à sua missão, e pelo exemplo de amizade, cordialidade e verdadeiro interesse cristão que sempre manifestou e partilhou com as pessoas à sua volta.
Ao filho, nora, netos, bisnetos e restante família, bem como a tantos amigos que hoje recordam com carinho o Pastor Ernesto Ferreira, a União Portuguesa dos Adventistas do Sétimo Dia envia o seu sentido abraço de condolências, recordando a certeza que nos une e com a qual o Pastor Ferreira viveu e adormeceu no Senhor: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3:16).

“Nascido em 14 de Abril de 1913, na Ericeira, Ernesto Ferreira conheceu a Mensagem Adventista em 1938, tendo recebido estudos bíblicos através do Pastor Manuel Leal.

Fez parte do corpo docente do Curso Bíblico, em Lisboa, de 1941 a 1944. Com a aquisição da Quinta de Santo António, em Portalegre, continuou a lecionar, no então Seminário Adventista de Portalegre, nos anos letivos de 1943 a 1945. De 1945 a 1949, exerceu as funções de director e professor desta instituição. No ano letivo de 1949-1950 esteve no Seminário Teológico Adventista de Washington D.C., nos Estados Unidos da América.
De regresso a Portugal, foi-lhe confiada a Presidência da União Portuguesa dos Adventistas do Sétimo Dia, cargo que desempenhou de Julho de 1950 a Dezembro de 1957.

De 1958 a 1968, serviu a Igreja como Presidente da União Angolana dos Adventistas doSétimo Dia. Durante a sua permanência em Angola, além do trabalho de evangelização, teve especial atenção para com os pastores e os membros locais, nomeadamente na formação pessoal e profissional.
Em Janeiro de 1969, iniciou-se a sua segunda Presidência à frente da UPASD, que se prolongou, como Associação Portuguesa dos Adventistas do Sétimo Dia, de 1972 a 1974. Foi então chamado para Diretor do Departamento de Teologia e Pastor do Colégio Adventista de Sagunto, em Espanha, de 1974 a 1977, ano em que retornou, pela última vez, à Presidência da Associação dos Adventistas do Sétimo Dia, até 1979.

Depois da sua aposentação, em Janeiro de 1980, ainda exerceu as funções de Diretor do Colégio Infanta D. Joana, em Lisboa (1995-1997).
A vida de Ernesto Ferreira esteve sempre ligada à obra das Publicações em Portugal, tendo sido autor de vários livros e inúmeros artigos. A sua última obra tem como título A Verdade Cristã e foi publicada em Abril de 2012, já com a idade de 99 anos. Nesse texto, pela primeira vez, deixou registada a sua história pessoal de conversão e teve como motivação a partilha dos fundamentos da sua fé.
Do seu casamento com Irene Vieira, em 1940, nasceu Teófilo Ferreira, casado com Odete Reis, também Pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Ernesto Ferreira tinha atualmente dois netos e cinco bisnetos.”

Texto adaptado da biografia inclusa na obra Arautos de Boas Novas.

Departamento de Comunicação
União Portuguesa dos Adventistas dos Sétimo Dia