Notícias Internacionais

A Comissão Executiva da Divisão Inter-Europeia apresenta novas nomeações para o mandato 2021-2025 e outras decisões relevantes.

Berna, Suíça. [EUDNews. C.Cozzi, P.Macedo). Como ocorre regularmente em maio, a Divisão Inter-Europeia da Igreja Adventista do Sétimo Dia (EUD) reúne-se para as decisões do Conselho Executivo, reunião denominada Mid-Year Metting (MYM, reunião de meio do ano). 

A MYM deste ano teve lugar em duas fases. A primeira reunião, a 3 de maio, teve como foco a composição e o trabalho da Comissão de Nomeações, com a função de eleger os membros do Conselho Executivo para o mandato 2021-2025.

Como é conhecido, a situação de pandemia interrompeu os padrões operacionais de muitas organizações em todo o mundo, incluindo a Igreja Adventista do Sétimo Dia. Normalmente, a Sessão Administrativa, envolvendo a eleição dos oficiais da Conferência Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia, teria sido realizada em julho de 2020. Mas a pandemia inesperada interrompeu completamente este cronograma.

Inicialmente, planeou-se adiar a Sessão para maio de 2021, mas a crise global forçou um novo adiamento dos trabalhos para maio de 2022.

Durante a eleição dos líderes da Conferência Geral é realizada também a eleição dos responsáveis dos departamentos das treze divisões da Igreja Adventista. No entanto, face à presente realidade, a maioria dessas regiões, incluindo a Inter-Europeia, decidiu avançar para a eleição desses líderes diretamente neste ano de 2021, nesta MYM.

Após a primeira fase, a Comissão de Nomeações reuniu-se e chegou à proposta de um novo quadro de oficiais. Deve notar-se que os três oficiais executivos - Presidente, Secretário Executivo e Tesoureiro - são nomeados apenas na Sessão mundial, ou seja, no próximo ano, na Sessão da Conferência Geral de St. Louis, de 6 a 11 de junho de 2022.

Após uma série de reuniões online, onde foram discutidos os nomes dos possíveis candidatos, cujo mandato durará até 2025, a 24 de maio foram apresentadas as novas posições, sendo que algumas são confirmações, enquanto outras implicam mudança.

Assim, o novo Conselho Executivo da EUD terá a seguinte composição:

Tesoureiro associado: Reto Mayer, confirmado na posição.

Associação Ministerial, Capelania Adventista e Liderança: Ventislav Panayoptov, atual Presidente da União Búlgara, novo nesta posição.

Associação das Famílias dos Ministros do Culto: Varthui Panayotova, nova nesta posição.

Ministérios da Família, Escola Sabatina Infantil e Ministério para as Necessidades Especiais: Rainer Wanitschek, confirmado para o Ministério da Família e novo nas outras duas posições.

Comunicação e Assuntos Públicos e Liberdade Religiosa: Paulo Sérgio Macedo, atual PARL e Diretor de Educação em Portugal, novo nesta posição.

Educação e Espírito de Profecia: Marius Monteanu, confirmado na primeira posição, novo na segunda.

Ministérios da Saúde: Viriato Ferreira, atual Presidente da Associação Portuguesa de Medicina Preventiva e Diretor da VitaSalus, em Portugal, novo no cargo.

Ministério das Publicações e “Planned Giving and Trust Service”: Norbert Zens, confirmado neste cargo, novo para o primeiro.

Escola Sabatina e Ministérios Pessoais, Missão Adventista: Florian Ristea, atual Diretor desta área na Roménia, novo nesta posição.

Ministério da Mulher: Dagmar Dorn, confirmada nesta posição.

Ministérios da Juventude: Jonatan Tejel, confirmado nesta posição.

Mordomia: a definir.

Depois de lidos nomes dos candidatos, o Pastor Pr. Mário Brito, Presidente do Conselho Executivo, convidou os membros a expressarem os seus comentários. Por fim, foi realizado o voto para cada candidato, individualmente, confirmando as nomeações.

(Uma nota de apresentação de cada novo nomeado será emitida em breve.)

Foram então proferidas pelo Pr. Mário Brito palavras de apreço e votos de felicidades para aqueles que serviram a Igreja e findam agora as suas funções:

Elsa Cozzi, Ministérios Infantis e Escola Sabatina Infantil.

Elvira Wanitscheck, Associação das Famílias dos Ministros do Culto.

Valérie Dufour, Ministérios da Saúde.

Corrado Cozzi, Comunicação, Ministério para as Necessidades Especiais.

Ioan Campian, Mordomia, Ministério das Publicações, Espírito de Profecia.

Liviu Olteanu, Liberdade Religiosa e Assuntos Públicos.

Paolo Benini, Escola Sabatina e Ministérios Pessoais, Missão Adventista.

Os trabalhos continuaram com outros pontos de agenda.

O tesoureiro Norbert Zens apresentou o relatório financeiro de 2020, com resultado positivo, demonstrando a confiança e a fidelidade da Igreja através do dízimo. Foi feito, contudo, um apelo, no sentido de inverter o preocupante declínio das ofertas, que se deve principalmente à ausência física dos membros nas igrejas devido às atuais restrições.

Outro voto importante foi realizado em relação ao novo currículo do Mestrado em Ministério Pastoral, que será realizado em Friedensau, num futuro próximo.

Na fase preliminar, no dia 3 de maio, foi ainda realizada pelo Executivo uma importante votação sobre a Violência Doméstica, que mais uma vez declara sua total desaprovação de todas as formas de violência, especialmente a Violência Doméstica. Compromete-se ainda a formar e informar adequadamente os seus membros para garantir uma proteção adequada às vítimas desta prática inaceitável. 

O Presidente Mário Brito conclui a MYM 2021 com uma referência ao apelo de Jesus à unidade. “Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti”, João 17. “A unidade é um desafio”, afirmou, “humanamente falando, é impossível de atingir. Mas, à medida que lutamos para sermos unidos, crescemos. E o meu sonho é que possamos crescer na compreensão mútua.”. E concluiu, dirigindo-se aos membros do Conselho, dizendo que “somente se o Espírito Santo habitar no nosso coração estaremos aptos para trabalharmos juntos”.

Dep. de Comunicação | UPASD