Notícias Nacionais

Na manhã do dia 14 de Abril de 2013, a ADRA Portugal, com o apoio das Coordenações Regionais do Norte, Centro e Grande Lisboa, levou a efeito três Caminhadas Solidárias, em Gaia, em Coimbra e no Seixal.

Com o objetivo de angariar fundos para o crescente apoio que se presta aos sem-abrigo e às centenas de famílias carenciadas que todos os dias recorrem à ADRA, esta iniciativa reuniu 1.120 participantes – de todas as idades – que decidiram retirar um pouco do seu tempo e recursos para contribuírem para o sucesso deste evento replicado em três pontos diferentes do país.

Aliaram-se ainda a estes participantes, alguns professores de desporto que, gratuitamente, realizaram exercícios de aquecimento; bem como três dezenas de profissionais de saúde que ofereceram aos caminhantes um rastreio de saúde. No Norte, contou-se ainda com o apoio do Projeto Agir que, para além de dinamizar o rastreio naquela região, dispôs ainda um stand com atividades para as crianças.

 

Na região da grande Lisboa, a caminhada realizou-se no Passeio Ribeirinho do Seixal, entre a Quinta dos Franceses e a Ponte da Fraternidade, na Arrentela, num percurso de cerca de 5 Km sempre junto à Baia. A caminhada na Região Centro teve como cenário de partida e chegada o Parque Dr. Manuel Braga, junto ao rio Mondego, passando-se por diversos pontos históricos da cidade de Coimbra. E, no Norte, o percurso teve início na Alameda do Senhor da Pedra, seguindo-se pelo passadiço da praia, até Canide sul – onde se efetuou o regresso à referida Alameda num total aproximado de 10 km.

Nas várias regiões foi notório o apoio das Câmaras Municipais, das Juntas de Freguesia e de diversas empresas privadas. Em Gaia, onde esta Caminhada se realizou pelo segundo ano consecutivo, alguns patrocinadores quiseram ainda premiar os participantes com bolas de vólei e vouchers de serviços específicos (como mudanças de óleo e acesso livre ao ginásio).

 

Para além do grande objetivo solidário, estas caminhadas promoveram o exercício físico, proporcionaram um excelente convívio entre os participantes e patrocinadores, e demonstraram às diversas populações que a ADRA está interessada em “Mudar o Mundo, uma Vida de cada vez”, através do apoio aos que se encontram em situações de vulnerabilidade.

As Caminhadas Solidárias irão realizar-se novamente e todos os amigos da ADRA estão convidados a caminhar por esta causa.