Notícias Internacionais

João Martins foi nomeado para servir como Diretor da ADRA Europa, no seguimento de recomendações avançadas nas Reuniões de Primavera tanto da Divisão Inter-Europeia (EUD) como da Divisão Trans-Europeia (TED).

João Martins, que é atualmente o diretor da ADRA para a Divisão Inter-Europeia, terá a sua base de operações em Bruxelas e irá criar uma equipa que coordenará o trabalho da ADRA na Europa e colaborará com os vários diretores nacionais da ADRA na Europa. A ideia de se criar um escritório pan-europeu tem vindo a ser discutida há já alguns anos, mas acabou por ser adotada durante uma cimeira da ADRA sobre a crise dos refugiados, realizada em Zagrebe em janeiro deste ano.

Martins, um cidadão português, vive e respira ADRA. Depois de obter uma Licenciatura em Gestão de Empresas na Universidade de Évora, foi colocado em Angola, tendo-se então encontrado, segundo as suas próprias palavras, “numa situação muito dura”, gerindo projetos de auxílio humanitário durante a guerra civil. “Esta primeira experiência teve um impacto muito positivo e inesquecível na minha vida. Depois de regressar ao meu país e trabalhar numa empresa multinacional, descobri que trabalhar para a ADRA era uma atividade que dava à minha vida muito mais sentido, pois na ADRA eu podia servir Deus e a Humanidade.”

Em resultado desta primeira experiência, Martins inscreveu-se na Universidade de Reading, no Reino Unido, onde concluiu um mestrado em Estudos Aplicados para o Desenvolvimento. Regressou então a Portugal, onde serviu nos últimos doze anos. Primeiro como Diretor Financeiro e de Programas e, depois, como Diretor da ADRA Portugal. Durante este período de tempo, foi capaz de colaborar com outras ONG's em Portugal, implementando um sistema de programas nacionais e consciencializando a Igreja para a área das questões sociais. Também revelou grande eficácia em desenvolver estratégias de financiamento numa época de sérias limitações financeiras.

Desde outubro de 2015, João Martins tem sido o Diretor da ADRA EUD, o que lhe permitiu tomar conhecimento dos complicados desafios que enfrenta um Diretor de Região, especialmente no contexto do movimento de refugiados na Europa.

João Martins afirma que, entre os seus objetivos para a ADRA Europa, gostaria de criar uma estrutura regional “que seja capaz de servir eficazmente os escritórios nacionais da ADRA nas suas parcerias entre si, com a Igreja, com doadores institucionais potenciais, com outras organizações da sociedade civil e com a rede da ADRA.”

Martins é um empenhado Adventista do Sétimo Dia, tendo sido batizado em 1990 e tem, desde então, desempenhado as funções de Ancião e de líder da juventude ao nível local, regional e nacional. É casado com Ausenda Martins e tem um filho com dez anos. Quando não está a trabalhar nos projetos da ADRA, gosta de conviver com a família e os amigos, praticar desporto e viajar.

Ele pretende que a ADRA na Europa possa ser uma agência humanitária de referência, refletindo o carácter de Deus na promoção da dignidade humana num mundo que sofre. Para mais informações sobre a ADRA Europa, visite o seu site na Internet: adra.eu.

 

Ad7 Notícias | Corrado Cozzi (EUD) e Victor Hulbert (TED)

Fotografia: Nuno Ferreira Santos