Notícias Nacionais

A Conferência Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia, através do PCM (Public Campus Ministries), promoveu, durante o fim-de-semana de 14 a 16 de outubro de 2016, o primeiro Global PCM Weekend. Jovens universitários adventistas de todo o mundo estiveram envolvidos em diversas iniciativas de adoração, reflexão espiritual, missão e serviço, tendo inclusivamente a oportunidade de estarem conectados, via Hope TV.

Esta iniciativa não pretende ser mais um evento, mas sim o arranque de um processo. O objetivo do Global PCM Weekend, que decorrerá anualmente a cada terceiro fim-de-semana do mês de outubro, é conectar e envolver os jovens universitários adventistas e profissionais do Ensino Superior em ações de missão e de serviço no campus universitário, na igreja e na comunidade. Simpatizar, Envolver e Habilitar, são as linhas de ação deste movimento e esforço evangelístico que poderá acontecer nas centenas de universidades não adventistas existentes no mundo e onde estudam milhares de jovens adventistas.

Também em Portugal, os jovens universitários adventistas aderiram a este movimento, nomeadamente as duas dezenas de universitários ASD que estudam na Universidade Beira Interior (UBI). O arranque da programação do fim-se-semana aconteceu no auditório da Biblioteca da UBI, na Covilhã. Começar o dia de Sábado louvando e adorando a Deus foi uma bênção, acompanhada por uma surpresa muito agradável, a de conhecer e interagir com jovens de outras Igrejas ASD e mesmo de outros países. A realidade na UBI é desafiadora, pois para além dos estudantes nacionais, existe um bom número de estudantes provenientes de Angola, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. O acolhimento, a cumplicidade e o forte desejo de manter uma relação com Deus e numa congregação, é enorme. Nestes desafios, estes jovens sabem que podem contar com o apoio das Igrejas do Fundão e da Guarda, na figura do seu Pastor, dos seus oficiais e membros de Igreja. Também o projeto evangelístico “Jovens por Jesus”, a decorrer neste ano letivo na cidade da Guarda, se mostra disponível e interessado em apoiar estes jovens.

Já no dia de Sábado, e na Igreja do Fundão, foi levado a cabo todo um programa especial dedicado à Educação, que contou no momento do culto com uma participação musical destes jovens e com uma oração de bênção para o ano letivo que recentemente começou. Nesta oração juntaram-se todos os outros alunos e professores do Ensinos Básico e Secundário presentes. O almoço convívio foi preparado e oferecido pelos irmãos da Igreja e à tarde o grupo de universitários e de irmãos do Fundão e alguns da Guarda assistiram à palestra “Cosmovisão Adventista das Origens”. O debate que se seguiu foi altamente construtivo e todos se sentiram fortalecidos na sua fé e convicções. 

Para nós, foi uma enorme bênção ter participado neste encontro e ter reforçado a ação que este núcleo da AUA - Associação de Universitários Adventistas está a desenvolver na Covilhã, na Guarda e no Fundão.

Que Deus abençoe grandemente este grupo de jovens universitários, os ajude a manterem-se fiéis a Ele e à Sua Igreja e a assumirem o seu adventismo e a missão que lhes foi confiada. Ore por este grupo, pelo acolhimento dos estudantes nacionais e estrangeiros e pelo importante trabalho que as Igrejas do Fundão e da Guarda estão a fazer. Em suma, coloque em ação aquilo que as Sagradas Escrituras nos desafiam:

“Por isso, animem-se e ajudem-se uns aos outros como têm feito até aqui”. (I Tess. 5:11)

Ad7 Notícias | Tiago Alves - Diretor do Departamento de Educação da UPASD e Presidente da AUA - Associação de Universitários Adventistas (AMICUS/PCM Portugal)