Notícias Nacionais

Externato Adventista do Funchal promove um estilo de vida saudável, contribuindo para a formação equilibrada dos seus alunos.

As atividades físicas e motoras são essenciais para viver com qualidade no dia-a-dia. O exercício físico ajuda não só a viver mais tempo como também a viver melhor. Segundo um estudo da Harvard Medical School, a manutenção de um nível de atividade saudável ao longo da vida pode melhorar o funcionamento mental, emocional e físico, bem como aumentar a sua produtividade e beneficiar as relações interpessoais.

Sabemos que à medida que vamos progredindo na idade, o desempenho físico diminui gradualmente e o índice de massa gorda aumenta em detrimento da massa magra. No entanto, o exercício físico regular pode atrasar esse declínio. Ao manter um exercício físico contínuo ao longo da vida as pessoas podem manter a sua forma cardiovascular, o metabolismo, a função muscular e a manutenção da vitalidade.

A Expressão Físico-Motora nas escolas, para além de um dever decorrente do quadro normativo vigente no sistema de ensino, constitui um instrumento de grande relevo, utilidade e melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem. Promove também estilos de vida saudáveis que contribuem para a formação equilibrada dos alunos. Como nos diz a Bíblia em Provérbios 22:6 (King James Atualizada) “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e mesmo quando for idoso não se desviará dele!”, assim, se ensinarmos os alunos desde pequenos a terem uma vivência de qualidade e completa, quando estes forem adultos irão continuar.

O Projeto “Desporto Escolar” na Região Autónoma da Madeira integra-se, de forma articulada e continuada, na Secretaria Regional de Educação e tem como dinamizador e organizador a Direção de Serviços do Desporto Escolar, tendo em vista os objetivos gerais e específicos dos Planos de Anuais de Atividades (PAA) das escolas.

O Externato Adventista do Funchal está integrado no Desporto Escolar e tem um professor de Expressão Físico-Motora destacado para lecionar as aulas. O docente trabalha as diferentes modalidades, procurando que haja uma articulação interdisciplinar. Os alunos ainda têm a oportunidade de semanalmente ter a modalidade de patinagem e quinzenalmente natação.

A sociedade moderna tem vindo a atribuir uma importância cada vez mais notória à atividade física, sendo esta já entendida como um aspeto fundamental da atividade humana.

O Externato Adventista tem como objetivo principal o enriquecimento dos alunos relativamente a todos os aspetos da vida humana, a nível espiritual, físico, social e intelectual. Desta forma, os alunos são incentivados, em relação ao crescimento biopsicossocial, a adotar estratégias que permitam a aquisição de hábitos de saúde e higiene, a valorizar o exercício físico, a procurar superar as diversas dificuldades com confiança em Deus, a cooperar com os colegas, a criar hábitos de reflexão cognitiva e um espírito de responsabilidade, autonomia, iniciativa e criatividade.

A transmissão destas bases é deveras urgente e para que tudo isto aconteça temos de confiar plenamente que Deus está ao leme desta escola e que guia os professores de forma equilibrada, consciente, coerente e responsável.

Boas práticas de exercício físico!

Ad7 Notícias | Edgar Ferreira, professor de Educação Física e pai de um aluno do Externato Adventista do Funchal