Notícias Internacionais

O Dr. Nelu Burcea foi indigitado Diretor Associado do Departamento de Assuntos Públicos e Liberdade Religiosa na 60ª Sessão da Conferência Geral em San Antonio.

O Dr. Burcea nasceu em 15 de dezembro de 1970, na Roménia. Estudou na Universidade de Bucareste/Instituto Teológico Adventista, onde obteve a Licenciatura em 2001. Na subsequente carreira académica, obteve uma Pós-Graduação em Gestão de Desenvolvimento de Negócios, Média e Marketing, um Doutoramento em Economia, Protocolo Diplomático e Comunicação, um Doutoramento em Liberdade Religiosa e uma Pós-Graduação em Liberdade Religiosa nos Antigos  Países Comunistas.

O Dr. Nelu Burcea trabalhou no ministério e nos média Adventistas na Roménia por cerca de 14 anos, de 1995 a 2009, tendo a seu cargo a organização de campanhas evangelísticas, estabelecendo novas igrejas, sendo o Diretor do Centro de Multimédia Adventista, lançando a Speranta TV (o Hope Chanel na Roménia) e aumentado o número de rádios de 6 para 40.

Nos Assuntos Públicos, o Dr. Burcea organizou mais de 50 simpósios nacionais e internacionais. Organizou também duas grandes Conferências Científicas juntamente com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, o Ministério da Educação e a Secretaria de Estado para os Assuntos Religiosos da Roménia. Nestas Conferências participaram representantes da Universidade de Harvard e professores da Universidade de Oxford e de muitas outras Universidades romenas.

O Dr. Burcea também foi responsável pela atribuição dos Prémios Consciência e Liberdade a vários políticos, académicos e personalidades da área da religião. Ele atraiu o interesse dos académicos para a defesa da liberdade religiosa, além de fornecer publicações essenciais nesta área às Universidades romenas. Entre estas publicações destaca-se a revista Fides et Libertas, defensora da liberdade de consciência, para a qual contribuíram cerca de 100 personalidades romenas e internacionais provenientes de distintas Faculdades de Ciência Política, Direito, Filosofia e Teologia e também representantes de organizações internacionais que advogam a liberdade de religião.

O Dr. Burcea mantém fortes relações com líderes políticos da Roménia como, por exemplo, os dois últimos Presidentes e os três últimos Primeiros Ministros. Ele desenvolveu também uma intensa atividade como escritor, publicando artigos em importantes revistas da área da defesa da liberdade religiosa, como o Jurnalul libertatii de Constiinta, Editura Universitara, European Journal of Science and Theology, entre muitas outras.

O Dr. Burcea é Presidente da Associação “Consciência e Liberdade” na Roménia e membro da Sociedade Bíblica na Roménia, enquanto representante da Igreja Adventista do Sétimo Dia. 

Ad7 Notícias | EUD