Notícias Nacionais

Mais um ano passou na história da igreja do Porto. A nossa igreja completou no passado mês de março 110 anos de testemunho Adventista nesta cidade.

Não vamos reportar aos leitores a nossa história neste longo período de tempo. Queremos tão-somente revelar o que de mais importante aconteceu no ano de 2015, pois foi um ano rico em bênçãos e de muita atividade na vida da igreja.

Assim, na área de ação espiritual e evangelística, para além das reuniões e dos cultos regulares, salientamos as seguintes ações: O Fim-de-Semana de Reavivamento de 9 a 11 de janeiro. No dia 11, antes da última palestra, iniciámos o dia com um pequeno-almoço em família, promovido pelo Departamento de Saúde. Queremos também destacar a Semana de Oração J. A., realizada em março, com uma presença média semanal de 40 jovens e irmãos (70 no fim-de-semana), sendo o orador convidado o Dr. Tiago Alves. Durante o ano tivemos duas cerimónias de Santa Ceia e três cerimónias batismais.

Semanalmente havia duas classes de formação bíblica, uma para visitas e outra para jovens não batizados. E, nesta área de ação, concluímos o ano com a Campanha de Evangelização “Vida por Vidas”, realizada nos três últimos fins-de-semana de outubro.

Os jovens comemoraram a 7 de fevereiro o 42º aniversário do clube de Desbravadores. Participaram no Congresso Nacional de Jovens e no Encontro de Profissionais de Saúde (em Odivelas) de 1 a 5 de abril. Em 17 de maio, realizaram uma caminhada sob o mote “Anda Comigo”, que partiu da cidade de Espinho e terminou no Cais de Gaia, tendo contado com a colaboração do Departamento de Saúde da Igreja. Nos meses de julho e agosto participaram nos Acampamentos Nacionais, segundo os respetivos escalões etários.

A ADRA Porto tem sabido aproveitar os voluntários locais para dar assistência aos mais carenciados, ajudando cerca de 25 famílias com alimentos e distribuindo mais de 200 peças de roupa mensalmente. Na saída mensal de apoio aos sem-abrigo confeciona e distribui cerca de 150 refeições. Para isto, conta com as dádivas voluntárias dos membros da igreja e com a recolha anual de alimentos doados pelos clientes nos supermercados aderentes, cujo valor calculado da recolha desses alimentos em 2015 foi cerca de 4500 Euros.

O Ministério da Mulher escolheu os seguintes motes para 2015: “Maior Relacionamento com Deus, melhorar os Relacionamento entre as Mulheres.” Promoveu para esse fim a “Reunião de Oração da Mulher” sempre com muita adesão das nossas irmãs, tendo algumas destas trazido os seus maridos e filhos. Esta reunião especial acontecia na última sexta-feira de cada mês, sendo abordados vários temas. No final de cada reunião desenvolvia-se o projeto “Elos de Oração” (a oração diária em favor da “Amiga Secreta”). De facto, cada participante sabia por quem iria orar, mas só na reunião do mês seguinte é que cada uma ficava a saber quem tinha orado por si; então viviam-se momentos de verdadeira comunhão fraternal, com muita alegria, gratidão e algumas lágrimas. Fortaleceram-se assim laços de profunda amizade cristã e se mágoas houvesse, estas se dissiparam também.

Igualmente neste espírito de união e convívio salutar realizaram-se várias atividades sociais, tais como almoços em comunidade, um pequeno-almoço em conjunto no último dia da Semana de Oração J.A., um passeio à Serra da Estrela promovido pelos jovens a 22 março e também o tão desejado Retiro de Famílias em Sanxenxo, Espanha (de 29 a 31 maio), organizado pelo Departamento de Famílias.

Todas estas ações são importantes e necessárias para a vida espiritual de cada membro que faz parte da igreja, mas não devemos ignorar, nem nunca esquecer, que a razão primordial da igreja é levar almas a Cristo. Assim, fruto de toda esta ação conjunta, quer no ensino da Palavra de Deus, quer na envolvência de todos na vida salutar da Igreja, oito novas almas se entregaram a Cristo em três lindas e emotivas cerimónias batismais. Eis os seus nomes: Aura Aníbal, Jessy Aníbal e Lurdes Ferreira, em 21 março. Laércio Dias e sua esposa, Ana Maria Dias, em 20 de junho. Ilzione Conceição, Gabriel Barbosa e Esmael Zafanias, em 25 outubro.

A vida de uma igreja é uma mescla de emoções: expetativas, frustrações, alegrias e tristezas!

Alegria, quando ganhamos almas param Cristo. Tristeza, quando falecem irmãos ou irmãs. E nesta mescla de emoções, mencionamos com tristeza os nossos queridos irmãos que, em 2015, deixaram de estar entre nós, por terem descido ao pó da terra, mas mantendo-se firmes e fiéis ao Senhor. Saudosamente lembramos os seus nomes e as datas do seu falecimento: Maria Dina Ferreira dos Santos, em 30/12/2014, batizada em 15/06/1974. Hermínio Augusto Cardoso Monteiro, em 29/01/2015, batizado em 18/07/1948. Maria Teresa Ramalho Costa, em 13/02/2015, batizada em 17/03/1968. Alzira da Silva, em 12/10/2015, batizada em 23/03/1969. Eram membros valorosos que desde longa data nos habituamos a ver sentados nos bancos da igreja, ativos e fiéis no testemunho da sua fé. Todos estes nossos irmãos deixam-nos um passado relevante de fidelidade à fé que abraçaram, tendo sempre revelado zelo na dedicação à igreja do Porto e na conquista de outras almas para Cristo. É nossa ardente esperança reencontrarmo-nos todos quando Jesus regressar. Preparemo-nos para esse glorioso dia.

Ad7 Notícias | Departamento de Comunicação da IASD do Porto