Notícias Internacionais

Após novo sismo que atingiu o Nepal nesta terça-feira, 12 de maio, a Associação Adventista para o Desenvolvimento, Recursos e Assistência (ADRA) intensifica a sua campanha de angariação de fundos a fim de ajudar as famílias afetadas no país.

O sismo de magnitude 7,3 na escala de Richter teve o seu epicentro próximo da cidade de Namche Bazar, que fica a 85 km da capital nepalesa, Katmandu. A forte réplica, para além derrubar dezenas de casas e edifícios, já causou mais de 70 mortos e 2.300 feridos, elevando o total de vítimas desde o primeiro abalo do dia 25 de abril.

A ADRA Internacional, que se encontra no país desde o primeiro sismo, finalizou a primeira etapa da sua resposta à emergência no dia 5 de maio, distribuindo lonas que servem de abrigos e kits para as famílias afetadas. Até agora foram socorridas 2.242 famílias, totalizando 13.452 pessoas beneficiadas.

Na segunda fase, os donativos, que têm sido enviados pelos escritórios da ADRA noutros países, estão a ser usados na aquisição de filtros de água, alimentos e kits de ferramentas para a construção de abrigos.

O novo abalo veio ampliar os desafios na região. Os donativos permitem dar assistência imediata a milhares de pessoas.

A ADRA e a Global Medic, organização internacional que também atua em situações de emergência, fizeram uma parceria para fornecer tendas de grande dimensão que servirão como um local temporário para os postos de saúde, que foram danificados ou destruídos pelo terremoto do dia 25 de abril.

Além disso, a ADRA distribuiu mil pacotes de alimentos, contendo arroz, lentilhas, massa, açúcar, sal e óleo – o suficiente para alimentar uma família de seis pessoas durante duas semanas.

“Os donativos em dinheiro permitem que as organizações respondam de forma rápida e adaptada às necessidades e às diversas etapas do processo de resposta de emergência”, afirma Thierry Van Bignoot, Diretor da ADRA Internacional para Gestão de Emergências. “São o meio mais eficiente e permitem-nos adquirir os bens localmente, assegurando que tudo o que usamos é cultural e ambientalmente adequado.”

A ADRA Portugal abriu uma conta com o NIB 0010 0000 51948480002 40* especificamente para apoiar as vítimas do sismo no Nepal. Este peditório está devidamente autorizado pelo Ministério da Administração Interna.

A ADRA é uma organização não-governamental presente em 130 países. Implementa projetos de desenvolvimento comunitário sustentável e de socorro a desastres. A ADRA assume o princípio humanitário fundamental de independência, apoiando os seus beneficiários independentemente da associação política ou religiosa, idade, sexo, raça ou etnia.

Em Portugal, a ADRA é uma ONGD registada no Camões (Instituto da Cooperação e da Língua), é membro da Plataforma Portuguesa das ONGD e é considerada instituição de utilidade pública.

A ADRA Portugal pode ser seguida no seu sítio da internet www.adra.org.pt ou através do Facebook.

* Os donativos têm uma majoração de 130% nas deduções fiscais. Os comprovativos de depósito ou de transferência bancária devem ser remetidos à ADRA com a indicação do nome, morada e número contribuinte do doador, para posterior envio do respetivo recibo.

Ad7 Notícias | ADRA Portugal